sábado, 3 de abril de 2010

Livros Recomendados

A cura de Schopenhauer – Irvin D. Yalom
Nunca lhe Prometi um Jardim de Rosas – Hannah Green
Perdas Necessárias – Judith Viorst
Não Apresse o Rio (ele corre sozinho) Barry Stevens
Escarafunchando Fritz – Frederick S. Perls
Dibs em busca de Si mesmo – Virgina M. Axline
A arte de se fazer respeitar - Arthur Schopenhauer
Fundamentos da Psicologia analítica – C.G.Jung
Sybil – Flora Rheta Schreiber
A arte da Guerra – Sin Tzu
As belas mentiras – Maria de Lourdes Chagas Deiró
O homem e seus simbolos - Carl G. Jung

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Perguntas Frequentes

1) O que é psicoterapia?
É uma técnica em que as pessoas podem entrar em contato consigo mesmas, possibilitando o auto-conhecimento e que percebam a maneira como estabelecem suas relações interpessoais, como se apresentam ao mundo e se conscientizem de seus sentimentos e comportamentos. Com isso, tem por objetivo uma melhor compreensão de si mesmo e de mudança dos padrões que levam ao sofrimento emocional. O processo terapêutico acontece na relação autêntica de respeito mútuo estabelecida entre o terapeuta e o paciente, que chamamos de vínculo terapêutico.

2) Quando buscar a ajuda de um psicólogo?
Quando quer se conhecer melhor, quando há alguma situação difícil na qual não sabemos lidar, perdas de pessoas queridas, separações, casos de violência, dificuldades de relacionamentos, sentimentos de inferioridade, crises de ansiedade, depressão, estresse, pânico, fobias (ex: medo de falar em público), compulsões alimentares e dificuldades em adaptar-se às mudanças que ocorrem na vida.

3) O que é Psicoterapia Breve?
É um tratamento de base psicanalítica, que visa a melhora da qualidade de vida do paciente. É uma terapia de curto prazo, de no máximo 12 sessões, sendo em torno de 1 sessão por semana, de 50 minutos. É determinada uma situação-problema a ser trabalhada, com o objetivo da resolução de determinado conflito.

4) Como faço para iniciar um processo psicoterapêutico?
Deverá agendar uma entrevista inicial. Nessa entrevista, você poderá tirar suas dúvidas e conhecer melhor sobre a terapia. O psicólogo irá fazer uma avaliação do seu caso, se há necessidade ou não de um processo psicoterapêutico.