quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Bioenergética


Corpo-mente-espírito: O indivíduo é visto como uma unidade psicossomática. O que afeta a mente afeta o corpo, e o que afeta o corpo afeta a mente. As defesas psicológicas usadas para lidar com a dor e o estresse, tais como racionalizações, negação e supressões também estão ancoradas no corpo. E aparecem como padrões musculares que inibem a expressão. Esses padrões tornam-se inconscientes e passam a fazer parte da própria identidade da pessoa, impedindo que ela consiga se modificar, mesmo que entenda a natureza do problema. Por isso, baseamo-nos na leitura corporal, ouvimos a história que a pessoa conhece e consegue contar e também deduzimos a história que ainda não conhece, a partir daquilo que o corpo mostra. A leitura corporal se baseia na observação da energia, intensidade, fluxo ou bloqueios (vitalidade), capacidade de conter energia (autocontrole), centramento (auto-conhecimento), grounding (contato com a realidade interna, emocional, e a realidade externa, o mundo). Os processos energéticos do corpo estão relacionados ao estado de vitalidade do organismo. "De-pressão" = falta de pressão interna ou de circulação da energia, que fica estagnada e pesa. O decréscimo de energia restringe a motilidade, capacidade para ação espontânea e natural, com graça e emoção. A compensação do organismo encouraçado é o movimento mecânico, programado, sem sentimento. É um padrão de comportamento limitador, geralmente criado na infância para garantir a sobrevivência. Pensamentos e sentimentos são condicionados por fatores energéticos – carga, descarga, pulsação, intensidade, grounding, centramento. Se a energia é retida, ela se transforma e gera pensamentos, sentimentos e atos literalmente distorcidos. De alguma forma, esta distorção fica também visível no corpo. Por exemplo, os músculos peitorais que participam da respiração, também têm a função de buscar algo que queremos e de manter longe aquilo que não queremos (impondo limites). Estes músculos participam também na torção do braço. Quando os peitorais estão contidos cronicamente, ombros e braços ficam limitados, limitando também a respiração. Um peito cronicamente contraído conta uma história de abandono e isolamento, mas também cria condições para novos abandonos e perdas na vida atual.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Jogo da Transformação




Uma ferramenta dinâmica para o Crescimento Pessoal
O Jogo permite aprender a:
Transformar questões pessoais complexas, superar conflitos, insatisfações, medos, limitações, ver com maior lucidez os assuntos do seu dia-a-dia, reconhecer o seu propósito e objetivo de vida.
O Jogo pode ser útil para:
Tornar-se mais consciente das suas qualidades e limitações, entender padrões de stress e mudar padrões de comportamento improdutivos, identificar, explorar e descobrir novas possibilidade na sua vida, resolver conflitos de relacionamento interpessoal, ajudar a gerir transições, por exemplo na saúde, na carreira, no casamento, incorporar relaxamento e paz mental na sua vida diária, trabalhar e libertar bloqueios que impedem a espontaneidade, sucesso e felicidade , libertar-se de medos e sentimentos negativos, ganhar uma maior compreensão emocional de si próprio e dos outros, assumir e expressar os seus pontos fortes, desenvolver a auto-estima.
04 encontros com 2 horas.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

A proposta é ... desacelerar!


Você já parou para observar o caminho que faz para o seu trabalho, sua aula, para o consultório? Já percebeu as arvores, as flores, os pássaros, o nascer e o pôr do sol, a lua, as pessoas e o seu movimento, ou você fica apenas absorvido em seus pensamentos rotineiros?
Vivemos em São Paulo, uma cidade que nos proporciona muitas coisas e que nos exije muito também, porém devemos lembrar que podemos escolher para onde e como olhar!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Música

A música influencia diretamente em nossos sentimentos, para Nietszche "O mundo sem música seria um erro".
Recebi este vídeo do meu irmão com Sonatina nº5 em G Maior -Beethoven e compartilho com vocês:


Imagens / Arte

William Adolphe Bouguereau (1825-1905)


O rapto de psique
(1895)
Descanso na colheita
(1865)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011


















"Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida, e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso. " Antoine de Saint-Exupéry

-Se para você este é o momento de rever seus relacionamentos e mudar suas atitudes inicie um processo psicoterapêutico.-

"Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço." Immanuel Kant

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

“… no âmbito da evolução da humanidade, o que deve nascer em determinada época amadurece lentamente na época anterior. O que pode começar a desenvolver-se desde já em seus primórdios é a descoberta do laço que une os dois lados no coração do homem - a cultura material e a vida no mundo espiritual. Para isso é necessário que, de um lado, sejam compreendidos os resultados da visão espiritual e, de outro, sejam reconhecidas, nas observações e experiências do mundo material, as manifestações do espírito. A próxima etapa do desenvolvimento da humanidade promoverá o pleno desenvolvimento da harmonia entre esses dois impulsos“.
(Rudolf Steiner – Filósofo, Educador e Cientista – 1861-1925)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Curso Terapias Integrativas Práticas de Saúde


Mediadoras: Fedra de Faria, Maria Alice Corrêa, Fátima Nascimento
Investimento: R$ 160,00
Material didático incluso
Data: 13 de fevereiro – 8:30 às 17:30
Local: Rua Oscar Porto, 610 – próx. metrô Paraiso
Inscrições e reservas:
alicecor@gmail.com
Telefones: Alice 4884-6698 / 9387-6076/ Fedra 9411-5192 / Fátima 9655-1344 / Tamara 6626-9619
Acupressão e Gua Sha
Técnicas Alternativas
Métodos de preparações fitoterápicas
Pomadas, tinturas, extratos, pasta fitoterápica de argila, sucoterápicos, água florida, óleos aromatizados
Cromoterapia – como utilizar as cores em benefício da saúde