domingo, 26 de junho de 2011

Caminhar



"Não basta dar os passos que nos devem levar um dia ao objetivo, cada passo deve ser ele próprio um objetivo em si mesmo, ao mesmo tempo que nos leva para diante." Goethe

sábado, 11 de junho de 2011



Tentar explicar o inexplicável,
Compreender o incompreensível,
Utilizando apenas o intelecto parece vazio,
Mas quando sentimos, alcançamos o inatingível.

quarta-feira, 8 de junho de 2011




Carta de uma terapeuta,

Brincar pode ir além da diversão, é o que nos conecta com nossa alma e possibilita que a criatividade se manifeste em todas as áreas da nossa vida. Faz com que acreditemos em novos caminhos e na conquista de nossos sonhos, reconhecer nossas habilidades traz desenvolvimento!
A psicoterapia é uma ferramenta que nos ajuda a entrar em contato com o nosso ser e redescobrir nossos talentos adormecidos.
A construção da identidade de um terapeuta passa por varias dimensões e é importante que se tenha consciência da sua responsabilidade perante a vida e as pessoas que lhe procurarão. Ajudar é mais do que estar cheio de teorias e querer encaixá-las a qualquer custo em um atendimento, é estar pronto para ouvir e a partir deste exercício poder proporcionar o acolhimento necessário, assim a teoria se manifesta por si e traz a quietude ao coração.
A ansiedade do terapeuta em ver resultados também atrapalha no desenvolvimento do paciente, cobrar atitudes pode provocar a sensação de culpa no paciente, por isso é importante acompanhar os passos do paciente no tempo dele, provocar mudanças não significa passar por cima do outro.
A frustração é um sentimento que nos acompanha quando pensamos que estamos certos e que temos a resposta para solicitação do outro quando o que temos de verdade são caminhos para mostrar, e estes caminhos são a dinâmica do outro, o movimento que ele faz com as suas escolhas e a partir dessa explanação a decisão não é do terapeuta e sim do paciente.
Somos responsáveis pela demonstração das dinâmicas, dos sistemas familiares, do entendimento que a pessoa carrega das situações vividas, das oportunidades que se apresentam, das possíveis mudanças conforme as escolhas, da aceitação de si, e através do nosso trabalho em conjunto com o paciente, desejamos sempre que a escolha feita seja a melhor possível para aquele momento vivido pelo paciente.
Esperamos que com nossos anos de estudo das teorias, busca pela nossa melhora como pessoa e como terapeuta, na continua busca da construção do nosso desenvolvimento possamos durante um período acompanhar e auxiliar o desenvolvimento de outro ser humano.
É isto que busco como terapeuta, é isto que busco como ser humano, é esta minha construção de vida. É esta que eu sou.

Por Silvia Cristina Bodo.

sábado, 4 de junho de 2011