domingo, 22 de abril de 2012

Dirigir e ou Conduzir a vida?

Comparamos muitas vezes o ato de dirigir a capacidade de conduzir a vida. Vale então questionar como nos comportamos quando estamos ao volante, no trânsito diário que enfrentamos para cumprirmos com nossos compromissos, como conduzimos a nossa vida? É certo que para quem vive em grandes cidades os comportamentos mudam, mas a pergunta é: qual a sua essência? De que forma você conduz sua vida?

A importância das palavras

Comunicar, expressar o que sentimos o que queremos é de suma importância e um dos meios para isto é a utilização das palavras. Através delas nossas idéias são transmitidas ao mundo, nos conectamos e interagimos. Quais palavras você escolhe para se expressar, o que quer comunicar está em acordo com o que sente? Seus movimentos condizem com sua fala?

sábado, 21 de abril de 2012

Há pouco tempo eu decidi que aprenderia andar de bicicleta, coisa de criança, mas que ainda não sabia. Pensei em como seria, me questionei sobre a capacidade de voltar no tempo, a sensação de fazer algo pela primeira vez, a ansiedade, o medo de levar um tombo sem me importar com a queda em si. De deixar alguém me impulsionar, me ensinar, aprendendo a pedalar no meu tempo, apreciando cada momento novo, ficando tensa e ao mesmo tempo despreocupada. A sensação de fazer algo novo desperta em nós muitas emoções e nos estimula a conquistar novos espaços. Projeto em andamento... Por isso, pergunto: O que tens desejo de aprender? Podes colocar em prática? Então siga em frente e experimente novas descobertas!

Ensinar

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire - Ao pensar em educação é importante conhecer um pouco mais sobre Paulo Freire.

Paulo Freire

"Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina."

Ludwig van Beethoven, Nona Sinfonia Op. 125 in Re minore, "la Corale" - ...

A música tem o poder de nos encantar. Deixe que a música te encante, Cante e Encante!!!

"Uma pessoa para compreender tem de se transformar." Antoine De Saint Exupery

Para que guardar sentimentos que só fazem com que a alma se torne pesada e fique presa ao passado e determinadas situações, impedindo que a felicidade seja alcançada? Quando liberar os as emoções negativas que lhe aprisionam é possível sentir a leveza na alma e recomeçar, sonhar, realizar... A compreensão faz parte desse processo: olhar para si mesmo é o primeiro passo para a transformação e assim liberam-se as amarras e permite-se ser feliz de fato. Que tal dar o primeiro passo?

Destino

"O que for teu desejo, assim será tua vontade. O que for tua vontade, assim serão teus atos. O que forem teus atos, assim será teu destino." Deepak Chopra Reflexão:
De nossas ações dependem o nosso destino e por muitas vezes podemos ter dúvidas sobre o caminho que escolhemos, ou as vezes nos questionamos se temos mesmo esta escolha. Para todos que em alguns momentos têm dúvidas e que sonham, não há nada mais indicado que o auto-conhecimento. E lembre-se a psicoterapia é uma ferramenta ao alcance de todos para facilitar no auto-conhecimento.

Herman Hesse

"O acaso não existe. Quando alguém encontra algo de que verdadeiramente necessita, não é o acaso que tal proporciona, mas a própria pessoa; seu próprio desejo e sua própria necessidade o conduzem a isso'

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sabedoria Indigena

"Diz a sabedoria indígena que quando não cumprimos aquilo que prometemos, o fio de nossa ação que deveria estar concluída e amarrada em algum lugar fica solto ao nosso lado. Com o passar do tempo, os fios soltos enrolam-se em nossos pés e impedem que caminhemos livremente... ficamos amarrados às nossas próprias palavras. Por isso os nativos tem o costume de: "por-as-palavras-a-andar" que significa agir de acordo com o que se fala; isso conduz à integridade entre o pensar, o sentir e o agir no mundo e nos conduz ao Caminho da Beleza onde há harmonia e prosperidade naturais."

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Natureza e Sabedoria

"Quem dera eu soubesse me conectar com a natureza e entender melhor o mundo...a vida é feita de ciclos que se iniciam nos trazendo muitas possibilidades e se encerram no momento certo para que novos ciclos se iniciem e novas descobertas sejam possíveis.
Que eu saiba ser mais do que uma mera observadora, que eu possa sentir as emoções,
Que eu saiba rir, chorar quando preciso,
Que eu saiba cantarolar, me expressar e calar se necessário,
Que eu saiba plantar as sementes e vê-las crescer,
Que eu saiba colher os frutos,
Que eu saiba compartilhar, comemorar,
E assim fazer parte deste presente que é a vida!"
Que todos possamos entrar em contato com a natureza e despertar nossa sabedoria!!!
Silvia Bodo

Desafio


"Não é o desafio que define quem somos nem o que somos capazes de ser, mas como enfrentamos esse desafio: podemos incendiar as ruínas ou construir através delas passo a passo um caminho que nos leve à liberdade."
Richard Bach

Clarice Lispector

"Viver em sociedade é um desafio porque às vezes ficamos presos a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não-ser... Quero dizer com isso que nós temos, no mínimo, duas personalidades: a objetiva, que todos ao nosso redor conhece; e a subjetiva... Em alguns momentos, esta se mostra tão misteriosa que se perguntarmos - Quem somos? Não saberemos dizer ao certo!!! Agora de uma coisa eu tenho certeza: sempre devemos ser autênticos, as pessoas precisam nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser... Aqui reside o eterno conflito da aparência x essência.
E você... O que pensa disso? Que desafio, hein?"... Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la..."

Coragem

"A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa "coração". Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas – com teologia, conceitos, palavras, teorias – e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles se escondem. O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver na insegurança, é viver no amor e confiar, é enfrentar o desconhecido. É deixar o passado para trás e deixar o futuro ser. Coragem é seguir trilhas perigosas. A vida é perigosa. E só os covardes podem evitar o perigo – mas aí já estão mortos. A pessoa que está viva, realmente viva, sempre enfrentará o desconhecido. O perigo está presente, mas ela assumirá o risco. O coração está sempre pronto para enfrentar riscos; o coração é um jogador. A cabeça é um homem de negócios. Ela sempre calcula – ela é astuta. O coração nunca calcula nada."
Osho