domingo, 27 de maio de 2012

Histórias

Nossa história se confunde com a história de nossos ancestrais, com a história do país em que nascemos e que escolhemos para viver. Lembrando que podemos transformar-lá. Qual sua história?

sábado, 26 de maio de 2012

Amadurecimento Emocional

Ás vezes é difícil lidar com as nossas emoções e em algumas situações nem mesmo conseguimos identificá-las. Ficamos paralizados e nos sentimos sem saída. Nos perdemos em pensamentos que nos prejudicam e nos mantem afastados do contato. Deixamos de acreditar em nossos objetivos e passamos a ter medo. É importante para nosso desenvolvimento que possamos cuidar de nós, olhar para nossas emoções, identificá-las, falar sobre elas e a partir daí amadurecer emocionalmente. Estamos aqui para aprender e o contato, as relações nos proporcionam este amadurecimento, pois através do outro também nos conhecemos. Um exercício que nos ajuda é: "estar no momento presente". Por muitas vezes estamos conversando com alguém e nem ouvimos o que a pessoa nos diz, porque estamos submersos em nossos próprios pensamentos, ou passamos pelos lugares e não notamos o há neles porque estamos pensando apenas quando chegaremos. Cada momento da vida é importante, cada toque é importante, cada pessoa é importante, nós somos importantes e se conseguirmos estar presentes em cada situação que vivemos alcançaremos o desenvolvimento de todas as capacidades que estão latentes.

domingo, 20 de maio de 2012

Empatia

Afinal de contas o que significa empatia? Outra palavra bonita que utilizamos e esquecemos o significado: Empatia nada mais é do a capacidade dee se colocar no lugar do outro. Falando assim parece fácil e simples. Será que utilizamos a empatia em nossas vidas ou é apenas mais uma palavra em nosso vocabulário?

Conhecimento Técnico e Habilidade Emocional

Já ouvimos bastante a respeito da competitividade, de quanto seremos cobrados cada vez mais de termos o conhecimento técnico, formação em faculdades de ponta, cursos extra-curriculares, vivência em outros países, experiência anterior, resultados, metas, etc. Porém para dar conta de cumprir com as exigências impostas é importante atentar para nossas habilidades emocionais. Um dos desafios é o relacionamento interpessoal, devemos sempre lembrar que lidamos com pessoas, portanto precisamos desenvolver as nossas habilidades emocionais ao mesmo passo que nos preocupamos com as habilidades técnicas. Existem inumeros livros sobre administração e gerenciamento de empresas e recursos humanos que abordam estas habilidades com teóricos como Peter Drucker e Idalberto Chiavenato entre outros. Para desenvolver as habilidades emocionais o primeiro passo é o auto-conhecimento e a partir daí começamos a perceber o outro, facilitando a comunicação e a obtenção dos resultados desejados de uma maneira mais satisfatória. Com quais habilidades tem se preocupado?

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Qual seu movimento?

Nós conhecemos o mundo através das nossas sensações, por isso é importante levarmos consciência as nossas ações. Quantas vezes paramos e observamos os pequenos detalhes de ações corriqueiras que precisam dos cinco sentidos: olfato, paladar, tato, visão e audição? Com a correria diária, entramos em um movimento seletivo e funcional e deixamos de aproveitar para realmente conhecermos o mundo e o que ele nos oferece de bom. No caminho ao seu trabalho ou estudo o que te chama atenção? ou você apenas caminha absorvido pelos seus pensamentos sem sequer olhar ao que está ao seu redor? Qual o seu movimento?

Escolha

Hoje eu entendi que: Não tenho que saber tudo; Não tenho que ser perfeita; Não tenho que ter respostas; Não tenho que me forçar a nada... E que: Posso ser como sou, receber elogios e acreditar neles. Aceitar as limitações e com isso sentir... Sentir que: Sou verdadeiramente especial e livre; Então posso escolher: Ser Feliz!!!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A delicadeza de um Não

Precisamos aprender a ser honestos, a dizer não quando necessário. Por muitas vezes para parecermos educados acabamos dizendo sim quando na verdade queremos dizer não, achando que vamos dar conta de resolver a questão e por achar que assim deixaremos de magoar alguém. Por isso muitas das nossas relações estão desgastadas. A delicadeza de um não no momento certo nos fortalece e nos coloca em situações verdadeiras. A delicadeza de um não coloca o limite. A delicadeza de um não faz com que deixemos de magoar a nós mesmos e aos outros. A delicadeza de um não traz o verdadeiro sim para a vida! As vezes precisamos aprender a dizer Não!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Recomeço

Não importa aonde você parou... Em que momento da vida você cansou... O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar". Recomeçar é dar uma chance a si mesmo... É renovar as esperanças na vida e o mais importante... Acreditar em você de novo. Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado... Chorou muito? Foi limpeza da alma... Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia... Sentiu-se só por diversas vezes? É porque você fechou as portas até para os anjos... Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da sua melhora... Pois é... Agora é hora de reiniciar... De pensar na luz... De encontrar prazer nas coisas mais simples de novo... Que tal um novo emprego? Um corte de cabelo arrojado... Diferente? Um novo curso... Ou aquele velho desejo de aprender a pintar... Desenhar... Dominar o computador... Ou qualquer outra coisa... Olha quanto desafio... Quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus, o esperando. Está se sentindo sozinho? Besteira... Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento"... Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para "chegar" perto de você. Quando nos trancamos na tristeza... Nem nós mesmos nos suportamos... Ficamos horríveis... O mal humor vai comendo nosso fígado... Até a boca fica amarga! Recomeçar... Hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar? Ir alto... Sonhe alto... Queira o melhor do melhor... Queira coisas boas para a vida... Pensando assim trazemos para nós aquilo que desejamos... Se pensamos pequeno... Coisas pequenas teremos... Já se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida. E é o hoje o dia da faxina mental... Joga fora tudo que te prende ao passado... Ao mundinho de coisas tristes... Fotos... Peças de roupa, papel de bala... Ingressos de cinema, bilhete de viagens... E toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados... Jogue tudo fora... Mas, principalmente, esvazie seu coração... Fique pronto para a vida... Para um novo amor... Lembre-se: somos apaixonáveis... Somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes... Afinal de contas... Nós somos o "Amor". "Sou do tamanho daquilo que vejo e não do tamanho da minha altura" Carlos Drummond de Andrade

domingo, 6 de maio de 2012

Talentos

Todos temos talentos para algo.. Se percebermos nossas habilidades invevitavelmente obteremos sucesso. Se você já descobriu alguns dos seus talentos desenvolva-os, se ainda não desperte-os. A psicoterapia pode auxiliar tanto na descoberta quanto no desenvolvimento de seus talentos.